4 Sinais Como Encontrar um Mentiroso

Como encontar um mentiroso?

1464
mentiroso

Este artigo vai te ajudar a encontar um mentiroso através de 4 sinais que normalmente não prestamos atenção:

  1. Menos pessoal
  2. Mais negativos
  3. Histórias simples
  4. Linguagem complicada

 

As pessoas estão a mentir-te todos os dias!Miguel Silva

O que diz um mentiroso?

De acordo com a ciência, ouvimos em média 100 mentiras por dia. A maior parte destas mentiras são inofensivas: desculpas para chegar atrasado, elogios exagerados, etc.

Contudo, este tipo de mentiras são muitas vezes suficientes para destruir o teu negócio ou as tuas relações.

Como podemos identificar um mentiroso?

Existe uma forma simples e prática de identificar um mentiroso. Esquecam os efeitos fisicos no corpo e procurem com muito cuidado os efeitos na linguagem.

Segundo a ciência da comunicação, podemos analisar o texto e a linguagem, e determinar a diferença entre a realidade e a ficção analisando a linguagem de uma história.

Um fascinante video da TED explica este conceito:


Nós mentimos em parte para pintar uma imagem melhor de nós mesmos, ligando as nossas fantasias para a pessoa que queriamos ser, em vez da pessoa que realmente somos. Mas enquanto o nosso cérebro está ocupado a sonhar, não prestamos atenção a vários sinais:

1 – Menos pessoal

O mentiroso usa mais a terceira pessoa para se distanciar da mentira.

Compara: “nenhuma festa teve lugar nesta casa!” com “eu não organizei nenhuma festa aqui.” O que soa mais falso?

Na prática, isto significa que, quando ouvires alguém falar de si, mas evitando utilizar o “eu” e outros pronomes em primeira pessoa, é um sinal que nem tudo é o que parece.

2 – Mais negativos

O mentiroso costuma ser mais negativo, porque num nível subconsciente ele sente-se culpado em mentir. Por isso, as mentiras são muitas vezes excessivamente negativas.

Por exemplo, aquela pessoa que se esqueçeu de te ligar vai dizer: “Desculpa, a bateria do estupido do telefone morreu.” Enquanto o teu amigo com o telefone realmente sem bateria, simplesmente diz: “Desculpa, fiquei sem bateria.”

3 – Histórias simples

Mentir é um trabalho árduo para o cérebro, por isso, quando alguém está a contar uma história, a pessoa tem tendência a mantê-la simples para aliviar a carga cognitiva. Isto significa que a maior parte das vezes as mentiras são simples e directas, não histórias complexas e elaboradas.

4 – Linguagem complicada

O mentiroso pode contar histórias essencialmente simples, mas isso não significa que a forma como ele conta é igualmente simples. O mentiroso costuma usar uma estrutura de linguagem mais complexa e complicada por mais tempo e, utiliza palavras desnecessárias e detalhes irrelevantes, mas factuais a fim de preencher e completar a mentira.

Por exemplo, nas declarações de Richard Nixon: “Posso dizer categoricamente que esta investigação indica que ninguém da Casa Branca, ninguém actualmente empregado, estava envolvido neste incidente muito bizarro.”



Conteúdo GRÁTIS:

Aproveita ainda para te inscreveres no nosso Youtube e teres acesso aos nossos videos motivacionais!

Regista-te na nossa newsletter, dou-te a minha palavra que os nossos emails vão ter sempre conteúdo de interesse e de grande importância, e que um empreendedor e líder como tu vai adorar.

 

Acredita que estás a dar mais um passo importante para o teu sucesso, tanto a nível profissional como a nível pessoal.

Download do artigo em PDF:

Download PDF
DreamHost