3 Técnicas Fundamentais para Seres um Orador Confiante

Como é que alguém se torna um orador confiante? Preparação, prática e performance.

1901

Será que é impossível seres um orador confiante?

Todos nós temos medo de falar em público. Será que este medo é dificil de superar? O que é preciso para ser um orador confiante?

Consegues lembrar-te da primeira vez que falaste à frente de um grupo?

A minha 1ª vez aconteceu à frente de 30 pessoas. As minhas mãos e pernas tremiam, eu estava realmente muito nervoso.Mr. Invest

Depois desta tentativa falhada, eu fiz tudo para vencer o meu medo de falar em público. Não se assustem, pois este medo é bastante comum!

Mas é facilmente ultrapassado se realmente investirmos tempo na arte de falar em público.

É necessário prática e habituação para nos tornarmos bons em alguma coisa, por isso aproveitem todas as oportunidades que tiverem para falar em público!

Falem com os vossos amigos, experimentem sozinhos, pratiquem em frente ao espelho, a conduzir, no chuveiro, etc. Mais tarde entre conhecidos, amigos e familia, e depois finalmente vem o grande teste… falar para desconhecidos!

Existem muitas técnicas para te tornares um orador confiante, mas eu vou partilhar contigo as 3 mais importantes:

1 – Preparação
Uma das técnicas mais importantes para seres um orador confiante é dominar muito bem o assunto que vais falar. Tens que estar devidamente preparado para todo o tipo de dúvidas e perguntas. Tens que dominar a matéria e seres a pessoa mais bem informada na sala.
É importante criar uma mensagem objectiva que passe credibilidade e confiança ao teu público!

2 – Prática
Lê, estuda, pratica, testa, experimenta, falha, aprende, corrige e melhora. É importante praticar o teu discurso, sozinho ou com amigos! Aquece a voz, faz exercícios vocais, treina em frente ao espelho, melhora a postura corporal, confirma se tens tiques, ou algo que possas melhorar.

3- Performance
O orador confiante expressa ideias de forma eficaz e confiante!
Para isso é importante socializares com o teu público antes do inicio do evento.

Eu adoro chegar cedo e falar com todas as pessoas que estão na sala, fazer perguntas pessoais, saber como estão realmente.Mr. Invest
Esta proximidade permite sentir-me mais a vontade no palco!

Afinal de contas eu imagino que estou a falar para um grupo de amigos, e as pessoas já não olham para mim como um estranho.

Conclusão:
Na realidade é isto que é importante, ser eu próprio e sentir que estou a ter uma conversa pessoal com amigos que conheço desde sempre!



Conteúdo GRÁTIS:

Aproveita para te inscreveres no nosso Youtube e teres acesso a videos motivacionais!

Regista-te na nossa newsletter, dou-te a minha palavra que os emails vão ter sempre conteúdo de interesse e de grande importância, e que um empreendedor e líder como tu vai adorar.

 

Acredita que estás a dar um passo importante para o teu sucesso, tanto a nível profissional como a nível pessoal.

Download do artigo em PDF:

Download PDF
DreamHost