[INFOGRÁFICO] 3 Principais Diferenças entre Marketing Multinível e Pirâmide

1084

Quais são as principais diferenças entre Marketing Multinível e Pirâmide?

O Marketing Multinível é frequentemente comparado com Pirâmide!

O que distingue o Marketing Multinível da Pirâmide?

Uma das principais diferenças entre Marketing Multinível e Pirâmide, é que o Marketing Multinível é um canal de distribuição de produtos e serviços e não de captação de recursos para investimento, e não depende de novos associados para a sustentabilidade do negócio.

No Marketing Multinível, o número de consumidores dos produtos ou serviços é sempre superior ao número de revendedores, e o consumo é baseado no benefício e qualidade que trazem. Outra diferença é que as empresas pagam apenas um percentual de vendas já realizadas.

Ou seja, se nunca mais entrar um novo membro, os pagamentos poderão ser mantidos, uma vez que o consumidor final estará utilizando o produto, mesmo sem fazer parte da rede. Esta prática é considerada lícita, e não se sustenta pela adesão de novos membros.

O problema ocorre quando a rede é a própria sustentação do negócio, em muitos casos, o investimento aparece revestido de “Marketing Multinível”, mas usa modelos característicos de Pirâmide, ou seja, o produto oferecido não é a fonte principal dos recursos obtidos pela empresa.

Marketing Multinível ou MMN:

Também chamado de Marketing de Rede, trata-se de um modelo de negócio legal em que o membro da rede tem ganhos através da venda de produtos ou serviços e através do recrutamento de outros vendedores. Neste caso, o seu facturamento será proporcional à receita gerada pelas vendas dos membros da sua rede. As empresas não precisam de fazer grandes investimentos em publicidade e repassam aos seus distribuidores bônus e comissões de venda dos seus produtos ou serviços.

Pirâmide:

Trata-se de um modelo de negócio ilegal em que o membro da rede pode ter ganhos através da venda de produtos (se existir produto) e através do recrutamento de outros membros e os seu ganhos são proporcionais ao número de membros da sua rede (quantos mais recrutar, mais ganha).

diferenças entre Marketing Multinível e Pirâmide

As 3 Principais diferenças entre Marketing Multinível e Pirâmide:

1 – Produto

No esquema Pirâmide a maior parte das vezes não existe produto real, e se existir, ou não é devidamente entregue ou não existe em número suficiente para fazer face ao número de encomendas e de vendas. Quando existe produto, é um produto “fantasma” que não tem qualquer interesse para o mercado ou não satisfaz nenhuma necessidade do consumidor, servindo apenas como “desculpa” de forma a gerar alguma credibilidade para ser mais fácil recrutar pessoas.

2 – Promessa de altos ganhos

Há promessa de altos ganhos, normalmente em pouco tempo. A forma como esses ganhos são adquiridos nunca é explicada de forma clara e normalmente não dependem da venda do produto mas sim do número de membros recrutados para a rede.

Muitas vezes também é prometido distribuição de cotas, ganhos fixos e divisão de lucro.

No Marketing de Rede existem muitas formas de ganho mas, não podes virar sócio da empresa e receber pagamentos fixos, cotas ou parte do lucro da empresa.

3 – Foco no recrutamento

É fácil identificar a intenção de uma empresa ouvindo o discurso dos seus distribuidores. Eles só falam sobre ganhos, premiações, cruzeiros, férias, carros, dinheiro, etc.

Se recrutar é o único foco da empresa e quase nunca se fala sobre os produtos, é obvio que não existe sustentabilidade e o lucro é baseado somente na entrada de novos membros na rede.

Conclusão:

São muitas as empresas com esquema Pirâmide que se fazem passar por empresas sérias de MMN. É da responsabilidade das pessoas estudarem bem as condições das empresas e não se deixarem enganar por promessas de altos rendimentos, ofertas de sociedade, carros, viagens, etc. Tem que se ter muito cuidado, avaliar bem os produtos e serviços, conhecer bem a empresa, conhecer os membros, se possivel falar com os responsáveis, assistir às reuniões presenciais, fazer um estudo aprofundado da empresa, etc. O importante é não investir num negócio que não acredita, que tem todas as caracteristicas de uma Pirâmide e que tem tudo para correr mal.

Conteúdo Grátis:


Download PDF
DreamHost