10 Rituais Básicos de Auto-Aperfeiçoamento

Queres ser uma pessoa melhor? Segue estes 10 rituais básicos de auto-aperfeiçoamento.

1300

Self-Improvement, ou auto-aperfeiçoamento, auto-desenvolvimento e ainda evolução e afirmação pessoal.

Dê-lhe o nome que quiser, mas no fim baseia-se sempre em identificar os pontos onde podemos, temos ou queremos mudar e dar “aquele” passo em frente para subir mais um degrau no nosso “eu”.

É através dessa introspeção que nos começamos a conhecer melhor e é com ela que conseguimos ter vantagem sobre os que não evoluem; tanto no mundo dos negócios como no nosso ambiente social. Porque o Ser Humano não é um objeto estático; ele evolui e adapta-se constantemente a novos desafios.

Existem muitos gurus do dito “self-improvement” e todos nós sabemos que a mudança tem de partir de dentro. No entanto, por vezes, não é fácil encontrar o primeiro passo a dar.

De modo a acelerar este processo, eis alguns rituais, por ordem aleatória, que podemos seguir diariamente e que nos ajudam neste processo:

10 rituais básicos de auto-aperfeiçoamento:

1 – Ler
Pode parecer simples, mas este passo é dos mais importantes.
Os livros são uma forma de sabedoria condensada num formato que não dá azo a distrações constantes. Escolha os livros de acordo com a sua área e leia autores influentes no campo do desenvolvimento pessoal, como Richard Koch ou Napoleon Hill. É complicado andar com um livro atrás no dia a dia? Compre um e-Reader.

2 – Fazer exercício
O cérebro ganha conhecimento através de memórias, mas estas precisam de ajuda para se formarem e manterem.
A dopamina e noradrenalina ajudam neste processo e o exercício físico aumenta o nível destes químicos no corpo humano. Mente sã, corpo são. Não tem tempo? Há “sets” de exercícios de apenas 7 minutos! Não tem desculpa.

3 – Identificar o que não vê
Para conseguir identificar alguns pontos de melhoria, tome nota de todos os acontecimentos, situações e/ou pessoas com os quais tenha uma reação negativa.
É uma ótima maneira de identificar a nossa zona de conforto e alguns pontos fracos, de modo a começar a ultrapassá-los e a conseguir lidar com os mesmos.

4 – Largar um mau hábito
Todos temos os nossos vícios e por vezes é-nos impossível viver sem eles.
No entanto, reconhecer e conseguir largar pelo menos um vício é uma batalha cuja vitória é extremamente gratificante. Pode ser qualquer vício, como fumar ou até roer as unhas.

5 – Criar desafios e prazos
Desafie-se e imponha prazos a si próprio.
Por vezes a falta de motivação pessoal vem de não haver prazo limite na vida, como há no trabalho. Mas sabe que mais? Existe um prazo. Nós não vivemos para sempre! Quer deixar de fumar? Quer ler o tal livro? Tem 30 dias. Marque no calendário e atinja o seu objetivo.

6 – Fazer uma pausa
Reconheça que, para poder fazer o esforço extra, é necessário descansar e recarregar a bateria. Um carro não anda sem gasolina, e você não funciona sem descanso. Se se sentir cansado, pare. É mais importante saber quando parar e conseguir ter sempre um ótimo rendimento, do que esforçar demasiado e não ter resultados.

7 – Empenho e dedicação
Sãos das palavras mais usadas por qualquer pessoa que esteja a dar dicas de como conseguir mais, ser melhor, enfim… Tornaram-se um cliché por serem uma verdade inevitável. Se não se dedicar e empenhar naquilo que se propõe a fazer, não vai conseguir. Mentalize-se disso.

8 – Perguntar
Talvez o mais difícil.
Reconheça que sozinho não consegue fazer tudo, muito menos melhorar-se a si próprio. Por mais desagradável que seja ouvi-lo, o melhor feedback sobre nós, vem de outros. Tem amigos? Pergunte o que acham de si. Tem inimigos? Pergunte o que acham de si.

9 – Observar amigos e quem nos inspira
Pense nas pessoas que admira, que o inspiram, nas qualidades que mostram.
Pense nos seus amigos, porque gosta deles? O que têm que o atrai? Tente reproduzir as qualidades das pessoas de quem gosta e das que admira. Não pense que está a tentar ser essas pessoas, se você gosta de determinada qualidade é porque no fundo já faz parte de si. Só tem que a trabalhar e trazer ao de cima.

10 – Tomar iniciativa
Por último, mas o mais importante, tome iniciativa.
As listas e objetivos não servem de nada se ficar a olhar para elas. A melhor maneira de aprender e melhorar é agindo! Tem algo que estava a planear fazer? Comece já! E aquele plano de começar a fazer exercício todos os dias? Porque não o está já a cumprir? Não adie os seus planos. Tomar iniciativa dá-nos resultados imediatos com os quais podemos aprender.

Aproveita para ler: 10 Sinais do Verdadeiro Líder.


Conteúdo GRÁTIS:

Inscreve-te no nosso Youtube e assiste a videos motivacionais!

Regista-te na nossa newsletter, dou-te a minha palavra que os emails vão ter sempre conteúdo de interesse e de grande importância, e que um empreendedor e líder como tu vai adorar.

 

Acredita que estás a dar um passo importante para o teu sucesso, tanto a nível profissional como a nível pessoal.

Download do artigo em PDF:

Download PDF
DreamHost